Páginas

sábado, 2 de dezembro de 2017

Teste 7: "No geral"

Carga efetiva nuclear: vai ser a atração que o átomo vai ter com seus elétrons, já que em seu núcleo tem prótons (positivos) e ao redor do núcleo temos os elétrons (negativos); seguindo a lei: os opostos se atraem.
Raio atômico: já que estamos falando de um esfera, vamos ter um raio para determinar seu tamanho, isso vai se dar por conta da medida do centro do núcleo, até o ultimo elétron de sua orbita.
Energia de ionização: vai ser a energia necessária para a remoção de um elétron de átomo, transformando ele em um cation, e o outro em um ânion; formação de íons.
Afinidade eletrônica: é a energia liberada por um átomo ao receber um elétron no estado gasoso. Isso irá medi a facilidade (ou dificuldade) de um átomo se torna um ânion.
Eletronegatividade: vai representar a força de atração de um átomo pelos elétrons da ligação, nisso ira forma anion ou, caso tenha a mesma força de atração entre os átomos, formara um par de elétrons.
Nesse vai existir dois tipos de átomos: átomos eletronegativos e átomos eletropositivos
Os átomos eletronegativos vão ter uma energia de ionização alta e uma afinidade eletrônica alto, por isso vão, quase sempre, roubar elétrons.
Já os átomos eletropositivos vão ser completamente o contrario dos eletronegativos, vão ter uma energia de ionização baixa e uma afinidade eletrônica baixa, por isso vão perder elétrons com facilidade
Obs.: existe certas exceções em todos os caso, quando falamos de ligação eletrônica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que é Química geral?

Química vai abranger praticamente tudo no seu cotidiano, desde a sua respiração até coisas mais complexas como a formação de uma vida. A quí...